28 abril, 2006

no texto e fora do contexto

Estar no texto e fora do contexto, parece não ter sentido ou estar fora do sentido, caminhar fora do trilho sobretudo do trilho que alguns teimosamente nos querem impor, mas que nós teimosamente insistimos em não acatar.
O início deste texto é de alguma forma confuso e pouco claro, no entanto é assim que pretendemos que seja, ele é o espelho e a provocação de mentes cuja intenção é atemorizar e ensombrar tudo e todos quantos, lhes fogem ao domínio e ao controle.
Hoje em dia não é admissível não saber ser nem saber estar, saber ser um elemento de uma sociedade, ou de um grupo é fundamental, saber estar nessa sociedade ou grupo é vital, construir valor acrescentado é trabalhoso, sabemos disso, procurar perceber as motivações do outro é para muitos uma maçada.
Convinha perceber que ideias e pessoas não são bens móveis ou imóveis, que se possam adquirir bastando para o efeito fazer um pagamento ou uma oferta de compra, ideias e pessoas são pessoais e intransmissíveis, claro que naturalmente podem e devem ser partilhados, mas nunca implicando uma obrigação ou subserviência.
Quando alguém escolhe um caminho ou ideia diferente da nossa, não temos o direito de perseguir, de forçar, a que retome o caminho ou a ideia por nós defendida, isso não é apenas uma falta de respeito para com o outro, mas para connosco próprios.
Se fosse possível claro está, gostaríamos que se pensasse um pouco sobre isto, achamos que ninguém ganha nada com esse tipo de atitudes, antes pelo contrário, perdemos todos, as pessoas que optam por essa forma de estar, vivem elas também atormentadas com isso, embora não o queiram admitir nunca.
Mais uma vez realçamos aqui, que o que escrevemos não pretende ser doutrina, cada um é livre de fazer o que bem entender, agora o que terá é de arcar sozinho com as consequências, e não querer que outros as suportem também.
Por favor não nos forcem a ser mal educados porque não duvidem, nós também o sabemos ser, mesmo para aqueles que em pézinhos de lã nos fazem uma visitinha de vez em quando, e nos deixam uma piscadela de olho com cinismo, de uma coisa podem ter a certeza, ainda aqui andamos à muito pouco tempo, como por várias vezes já fizeram questão de nos lembrar, uma coisa é certa, não abdicamos da nossa maturidade com seres, estamos cagando, leram bem, cagando, para as teorias de que a velhice é um posto, no nosso início não nos custa nada admitir, que até gostavamos das audiências alargadas, mas agora confessamos que essa fase já foi ultrapassada, se for o caso recorremos à auto-leitura.

O nosso muito obrigado.

13 comentários:

Joana disse...

MUITO bem meu bom Amigo.

Vou aplaudir de pé.

[ouviste?]

Beijinho doce, doce, doce...seria incapaz de te deixar um presente envenenado, por isso saboreia, é de coração!

isabel mendes ferreira disse...

os amigos ficam e passam para lá de uma tela....onde muito se esconde....onde muito se revela....

beijo-te. e sim vou lá. mais tarde.

:) :)

e sorri. please????????e obrigada.

isa.

Rosmaninho disse...

Bom Dia Burro!
Bom Dia Companheiro!

Sempre me ensinaram a valorizar o que tem valor.

Sigam em frente.

~*Um beijo*~

Isabel Filipe disse...

"....Quando alguém escolhe um caminho ou ideia diferente da nossa, não temos o direito de perseguir, de forçar, a que retome o caminho ou a ideia por nós defendida, isso não é apenas uma falta de respeito para com o outro, mas para connosco próprios.
"

adorei o Post...e principalmente esta parte do teu texto...

bom fim de semana para ti
Bjs

isabel disse...

Bom dia!
Bom dia, bom dia!!!

Que saudades que já tinha de vir aqui.

Belo texto. Não sei que mais posso comentar porque é dificil. É um tema actual e pertinente. Gostaria de o conversar ctg.

Bom fim de semana chuvinha.
Beijinhos com saudades

Eu disse...

não t zangues

(Eu acho que às vezes é mmo melhor ser burro, deixar os outros parecerem e albardá-los à sua vontade)

um abraço

Ana disse...

Chuvamiuda,
Já aprendi a lição de que quem tem um blog, aberto a comentários, está sujeito a tudo: o que lhe possa agradar e desagradar também.
E há críticas fundamentadas e há o "derrube" sem motivo patente, só por dizer mal...
Para este último, é isso mesmo: como o cavalo na parada: "cag... e andando, e sendo aplaudido".
Beijinho para ti e ....FORÇA...segue o teu caminho.

inBluesY disse...

O inicio do teu texto não é nada confuso, nada mesmo.

Quanto à tua revolta, ignora essas vozes e pensa se de facto as ouves ... hum ora vê lá senão tenho razão ...?!?

Ainda bem que existem pessoas diferentes, que aborrecem, que chocam (positivo) que alertam enfim que contrariam o sedentarismo do pensamento. ok!

um BJ

Ouvinte disse...

Somos todos diferentes, assim como os dedos das nossas mãos, mas no entanto tal como eles temos de saber viver em sociedade e aceitar as ideias dos outros como estes aceitam as nossas.

Existe uma só realidade, mas a percepção desta é feita de forma diferente por todos, e nem todas as opiniões chegariam para descrever essa realidade.

É por não gostar de comentários maliciosos, e da ideia de que tenho de ser como uma ovelha num rebanho e seguir as ideologias dos outros que não faço grandes posts que podem ferir a liberdade dos outros. Mas gosto de ler os teus pensamentos e comentar, estando ou não de acordo ... apoiar ou apresentar a minha visão ... nunca para criticar.

Criticos todos somos, mas criticas positivas são poucos os que conseguem dar.

Apoio-te quando dizes que não tens de seguir os pensamentos dos outros só porque estes assim desejam ou impõem.

E já agora "caga mesmo" mas "caga" de bem alto ... continua critico, tentarei estar aqui, quase todos os dias, para dar uma colherada no assunto.

Águas da Vida News disse...

Devemos aceitar as escolhas das pessoas, o respeito mutuo, o direito de escolher o que achamos que é melhor para nossa vida, o livre arbitrio é um direito do ser humano.
Infelizmente é com os erros que aprendemos a evoluir. Poderia ser mais facil a evoluçao sem precisar dos erros.
Mudei o visual do aguas da vida espero que goste.
Big Kiss

amigona avó e a neta princesa disse...

Como alguém já disse vamos valorizar o que tem valor... porque tem tanta importância o que de negativo alguns dizem? O que importa são os bons momentos que vamos vivendo... burrinho, beijinho para ti...

Luna disse...

Todos nós somos iguais, mas temos tantas diferenças, acima de tudo temo-nos de respeitar aceitar as nossas diferentes verdades, para isso muitas vezes há que cultivar toneladas de paciencia, mas meu burrito, continua como és , se não podes chegar a todos, de certeza que chegas a alguns

beijocas grandes de boa noite

LM disse...

Sabes qual a importância a dar às piscadelas de olho cínicas??
A que elas merecem.
Nenhuma.
Beijos