29 abril, 2006

onde pára a razão?

“Casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão.”

Há expressões que por muito tempo que passe estão sempre actuais, na verdade nesta casa à beira mar plantado, não adianta tentar esconder o que já não pode ser escondido, falar sobre direitos e regalias é sempre polémico, no entanto a nossa linha de pensamento, não é refém de qualquer vontade a não ser a nossa.
Já em outros tempos abordámos esta questão de diversas formas, a realidade é que o saco está vazio, a coisa bateu no fundo, governar com tem sido apanágio em função de uma agenda mediática e eleitoral, tem-nos arrastado e mergulhou-nos numa crise profunda, é necessário perceber que sempre que alguém recebe um Euro de benefício, alguém vai ter de suportar esse custo.
Há benefícios que têm sido atribuídos ao longo dos tempos, que hoje se estão a tornar incomportáveis, naturalmente que ninguém gosta de abrir mão de benefícios adquiridos, a realidade é que a situação é bem mais grave, do que aquilo que é tornado público, se a verdadeira dimensão do colapso fosse tornada pública, a grande maioria de quem insiste em pedir o que não há para dar, entraria em pânico e talvez começasse a agir de outra forma.
Todos sabemos que nem sempre os dinheiros públicos foram geridos da melhor forma, muitas vezes até foram utilizados para melhorar de forma irresponsável os benefícios de alguns, agora estamos a pagar a factura e acreditem que a coisa ainda está muito no princípio, os milhões vindos da Europa, estão a diminuir significativamente e cada vez serão menos, pelo que é necessário sermos cada vez mais auto-suficientes, mas ninguém parece incomodado com isso, mas convinha que estivéssemos, mesmo muito preocupados.
Quem conhece com alguma profundidade a situação empresarial do país, sabe que 80% das empresas que garantem ainda a maior fatia do emprego, estão numa situação de endividamento caótica, esta situação não é sustentável por muito tempo, a velha máxima de que quem é patrão tem dinheiro, está a ficar tão velha que está a cair por terra, obviamente que podem até discordar disto, continuar a fazer de contas que está tudo bem, que isto é só retórica para intimidar, pois então continuem e a muito breve prazo teremos o caos, pena é que quem tenta lutar diariamente para que isso não aconteça, seja também envolvido nele.
Já agora pensamos que valia a pena pensar nisto, claro que também sabemos que há coisas muito mais agradáveis para pensar, mas depois veremos onde iremos parar.

O nosso muito obrigado, desejamos um excelente fim-de-semana a todos.

11 comentários:

LM disse...

Eu acho que a coisa ainda não bateu no fundo.
Está quase,quase, mas ainda não está bem lá!
Beijos

Joana disse...

Amigo...

como somos parecidos!

Digo alto e a bom som o que escreveste aqui hoje e todos me olham de forma estranha.
Quando digo que os jovens de hoje não vão ter direitos adquiridos, porque não vão chegar a adquiri-los, quase que me batem, quando digo que é preciso arregaçar as mangas e trabalhar, pensar por cabeça própria e não estar à espera dos "encontos providentes" que por aí andam, acham-me completamente louca.

Sabes, agora deixo-me estar calada. Limito-me a encolher os ombros. Não posso fazer com que os outros pensem e vejam as coisas como eu.

Pena, que provavelmente, e mesmo pensando assim, serei uma entre muitos a ter de procurar outros sitios para sorrir e talvez não passe pela "beira-mar" que tanto gosto!

Beijinhos grandes e um bom fim-de-semana.

P.S.Tu mereces tudo!

Joana disse...

ERRATA:

encostos providentes

:)

Art&Tal disse...

bondia.....
estou de olho nestes burros.

ALeite disse...

De acordo. Bom fim de semana.

Rosmaninho disse...

Bom Dia aos Companheiros Inseparáveis!

Vale a pena pensar nisto, tendes razão!
Casa mal governada, há muito!
Agora, dizem que a estão a arrumar...já não acredito...
E eu que tenho sempre tanta Esperança, em Tudo!

Fim de Semana bem aproveitado é o que vos desejo.

~*Um beijo*~

segurademim disse...

... mas não achas que este pacto de estabilidade da UE nos está a empurrar a todos para um modelo neo-liberal desenfreado que só os grandes é que se safam? e quem trabalha? e nós que somos pequeninos?

...vamos prá rua gritar que é já tempo de embalarem a trouxa e cavar...

;) beijo bom 1º de Maio

Luís Monteiro disse...

Bom fds prolongado :)
Até à próxima

isabel mendes ferreira disse...

Chuva....tenho ido "lá"....e tu?

os coments não entram ou é mesmo para não entrar???



beijo.

LM disse...

E também troco qualquer glória efémera
por um pouco de serenidade.
Beijos

antónio paiva disse...

.....mendes ferreira, obrigado pela tua chamada de atenção, agor os coments já entram.....

Bjo.