29 julho, 2007

em jeito de "assolhar" a preguiça


Bem sabemos que por aqui usamos e abusamos, na utilização desta imagem, enfim, sequelas da condição de machos, embora não dominantes, mas ainda assim, limitados pela dita condição. Está bem, que nos condenem por isso. Mas como se pode verificar pelas fotografias publicadas aqui na pastagem. Facilmente se pode concluir que somos adeptos e defensores da natureza. O mais possível no seu estado puro. Com quanto menos adereços melhor. Sublimamos as formas e linhas que contornam e tornam mais deliciosos os conteúdos. Ou seja, admiramos e estimamos os que é bom de ver, mesmo que na consciência de não poder ter.

Toda esta lengalenga, para dizer que tínhamos pensado em utilizar meia dúzia de frases feitas, no nosso modesto entender significa: frases já escritas. Ou talvez nem seja nada disso. Na verdade estamos com uma preguiça do caraças. Em vez de inspirados estamos transpirados. Mas não nos vamos queixar, até porque o povinho tem andado a dizer mal de quando chove. Agora aguentem-se, que nós por aqui fazemos o mesmo. Assim sendo, não há tempo a perder. Vamos “assolhar” a dita: A preguiça.

P.S. é só para dizer que também a mergulhámos, mergulhámos o mais fundo e profundo que pudemos, ela gostou nós adorámos, obviamente que nos estamos a referir à preguiça.

Boa semana a todas/os. Nada de queixinhas. Que com este calor não há pachorra.

25 julho, 2007

em jeito de mensagem

Nunca prometas a um amigo, algo que saibas que não vais cumprir: porque não podes e ou, de facto não tens vontade.
Corres o risco de perder duas coisas fundamentais para o ser humano. A saber: um amigo e o carácter.

No entanto se tal acontecer. Até porque um amigo é sempre um amigo. Como tal, terás sempre uma ou mais oportunidades de emendar o erro. Convém não abusares do facto de saberes disso.

Enche-te de humildade, porque humildade não significa pobreza, nem tão pouco é algo que te possa diminuir. Muito antes pelo contrário. Só te dignifica e engrandece enquanto ser humano.

Retrata-te pois, perante ele, amigo. Reconhece o erro. E procura evitar repeti-lo. Podes até pedir desculpa. Embora por aqui nos pareça: que as desculpas existem para se evitar e não para se pedir.

Mas afinal de contas, por aqui, na nossa Burrice militante. Também podemos estar a lavrar no erro. Seja como for, não há nada de errado em reflectir sobre isto.

22 julho, 2007

mais um mimo

Na verdade, a amizade, é por excelência, o sentimento mais nobre, que se torna evidente em qualquer relacionamento. A saber: na vida conjugal, na vida amorosa, no exercício da paternidade,na coexistência em famíla,na actividade profissional, entre amigos e na convivência social.
Qualquer tipo de relacionamento despido de amizade, fica à nascença condenado ao rotundo fracasso, não importa a duração do mesmo, nem tão pouco os motivos e vontades que a ele deram origem.
Momentos de Excelência, são sem dúvida alguma os de partilha, partilha de amizade, do amor de toda a espécie, partilha do conhecimento, partilha de alegrias e angústias, de vitórias e derrotas. Partilha de tempo, partilha de orelhas atentas e bocas não condenatórias, de olhares rasos de cumplicidade, de sorrisos em forma de laços a apertar a dor, para que a dor como por magia se transforme em vida renovada a cada momento, para que um segundo seja uma eternidade de bem estar e, sejamos felizes a amar acima de tudo os amigos. Naturalmente a nossa maior fortuna.
Esta amiga de longa data, que se apresenta na blogosfera como Amigona, prendou-nos com este mimo. As palavras, por mais força e significado que tenham. Nestes momentos, parecem sempre curtas para reconhecer acima de tudo, mais do que agradecer, o significado do carinho que nos é dado.
Grato Amigona!
Este mimo, é acima de tudo para todos quantos me têm acompanhado, acarinhado e apoiado, nos projectos em que me tenho envolvido. Sem vocês nada do que tenho conseguido seria possível.
Bem hajam!
Permitam-me, que o atribua de forma especial, a uma mulher extraodinária que iniciou esta viagem, que todos aguardamos o seu regresso vitorioso. Enquanto eu escrevo estas palavras, com a emoção à flor da pele, os olhos húmidos de angústia. Ela está a lutar e a sorrir, dizendo-me, como diz a todos os que a conhecem e amam. António, és um fraco rapaz! Nunca perdendo o sorriso, mesmo quando o monstro a massacra por dentro. Ela sorri, e diz-lhe em surdina: Também tu és um fraco, apesar de monstro!
Até já querida amiga!
Um abraço de Excelência a todos!

19 julho, 2007

insónia....

(fotografia antónio paiva)




Eram quatro da manhã e o maço de cigarros dizia-me:


Fumar mata


O título do livro na mesa de cabeceira dizia-me:


Mulheres


Sentado na cama, a insónia dizia-me:


Não dormes


Então eu disse-me:


Já que não dormes escreve


Foi o que fiz. Escrevi:


Se fumares demasiado morres, acabam-se as insónias


Estás só podes pensar em mulheres, mas agravam-se as insónias


Eu disse-me de novo:


É melhor dormires que já são horas.


antónio paiva



Sobre as apresentações do livro, "Janela do Pensamento", na Fnac Chiado e na Fnac Algarve. Vão até aqui.



Bom fim-de-semana a todas/os.

11 julho, 2007

um livro.....

Um livro. São memórias vivas. Gravadas de forma indelével. Em matéria inerte.

Ama um livro, odeia-o, discute-o, concorda, discorda, mas nunca o destruas.

Como dizia Miguel Torga: “escrever é fácil, criar é que é difícil”.

Sempre que a tua veia de crítico/a literário/a, te impelir para pegares na tua tesoura do conhecimento e sabedoria, com vontade de o desfazer em tirinhas de escárnio. Respira fundo e vai fazer outra coisa.

Quem escreve e publica, é uma espécie de cobarde que arranjou coragem sabe-se lá onde para o fazer. Os outros também o são, mas só conseguem arranjar coragem para escrever e falar daquilo que os primeiros fazem. Só que, raramente são justos, imparciais e sensatos.

É preciso não esquecer, que o escritor parte, o leitor também e o crítico idem. O livro, esse permanece, com a força da sua ironia, mesmo que em páginas amareladas. Continuando vivo. Continuando a sua missão. Ser um livro. Apenas e só. Memórias vivas.

Polémico, provocador, recipiente carregado de acidez às vezes muito corrosiva, eu, sei que sou. Mas de vez em quando também consigo ser coisas um pouco melhores.



antónio paiva



Até amanhã na Fnac Chiado às 18:30

Até sábado na Fnac Algarve às 21:30


Venham daí e tragam os outros! Eu e os livros lá estaremos à vossa espera.

08 julho, 2007

Até já! Lisboa e Algarve















Fnac Chiado

Apresentação do livro "Janela do Pensamento"

Dia 12 de Julho às 18:30

Apresentação do livro pela Dra. Ana Correia


Compareçam, divulguem!
















Fnac Algarve AlgarveShopping

Apresentação do livro "Janela do Pensamento"

Dia 14 de Julho, às 21:30

Compareçam divulguem!


Grato.

Boa semana a todos/as!

05 julho, 2007

espera-me

(fotografia antónio paiva)


espera-me que eu estou quase a chegar
espera-me com o teu vestido de luar
deitada no teu leito de vagas mansas
espera-me que eu estou quase a chegar

espera-me que o amor vai acontecer
pode ser um momento breve
mas nunca será fugaz
espera-me que eu não posso voltar atrás

sussurra-me agora a tua melodia
espera-me tenho a minha alma vazia
faz da tua praia o meu destino
ama-me traz-me de volta o meu sorriso de menino

esbate-me esta loucura
ama-me uma só vez
deixa-me entrar de mansinho
abre-me os teus braços para eu encontrar o caminho

espera-me que eu estou quase a chegar……
antónio paiva

03 julho, 2007

....

(fotografia antónio paiva)


são poderosas as fábricas de esmagar silêncios
trituram a magia das palavras nobres e sentidas

são máquinas poderosas de fabricar a solidão
transformam em comédia as imagens poéticas

de rodas dentadas arreganhadas em sorrisos velhos
fazem da nossa existência névoa de carne humana
antónio paiva
Não, ainda não, mas em breve, vos visitarei. Prometo!

pérolas da Pérola do Oceano

(fotografia antónio paiva)


há dias e alturas na vida que tentam enterrar-me por completo, mas eu não deixo, pelo menos a cabeça fica de fora, nem que se danem.......
partilho aqui convosco, um dado científico muito relevante, para o futuro da Nação e da Humanidade. fiquei a saber que um currículo profissional riquíssimo, de mais ou menos 30 anos, avaliado pela Universidade da Madeira vale 6,94 valores, exactamente, nem mais nem menos uma décima ou centésima......
agora siga e bom dia a todos!