30 maio, 2006

num presente sem futuro

fotografia chuvamiuda

embora me venham ao pensamento
densos nevoeiros de remorsos inúteis
o homem ali estava diante dos meus olhos
derrotado pelas vagas do naufrágio
qual rochedo feito alma amargurada
num misto de consentimento e protesto
clarim a gritar aos ouvidos do mundo
o desejo de uma paz autêntica
de um qualquer futuro
tão longe tão nas profundezas

29 maio, 2006

apenas uma opinião

fotografia chuvamiuda

Os bons conselhos, não são os de quem sabe mais,

mas sim os de quem sabe fazer melhor.


Desejamos a todos uma excelente semana.

26 maio, 2006

noite

fotografia chuvamiuda
noite cais de chegada
abrigo dos medos
ninho dos amantes
balanço das escolhas
decisão da partida
caixa dos sons
reino da estrelas
palácio do luar
mãe do amanhecer
gaveta dos silêncios
é noite beija-me.....
Bom fim-de-semana a todos

25 maio, 2006

que seja um castigo exemplar

foto SIC online
Leitura da sentença a 16 de Junho

A leitura da sentença do caso Vanessa foi marcada para o dia 16 de Junho. O Ministério Público pediu, esta terça-feira, uma punição severa e a ressocialização para os arguidos do julgamento do caso da menina de cinco anos que foi encontrada morta no rio Douro.
A crueldade dos actos praticados não pode ter outro desfecho, a punição deve severamente exemplar, recordamos aqui que a criança foi colocada dentro de uma banheira com água a ferver, os criminosos não lhe facultaram qualquer espécie de cuidados de saúde, depois de morta a menina de cinco anos , foi atirada pelos criminosos ao rio Douro.
O nosso muito obrigado.

23 maio, 2006

atitudes



O professor que impressiona pelo seu ar superior quando ensina; essa vai ser a primeira coisa que os seus alunos vão aprender.

O nosso muito obrigado.

21 maio, 2006

naturalmente

fotografia chuvamiuda

Recuperar a paz de espírito é preciso
a inocência à muito que a perdemos.
O nosso muito obrigado, boa semana a todos.

20 maio, 2006

a brutalidade alastra

imagem e notícia SIC online

Violência doméstica


Estado gasta 360 milhões de euros em consultas
O Estado gasta, todos os anos, 360 milhões de euros com consultas médicas para vítimas de violência doméstica. Os números são divulgados hoje pelo Correio da Manhã.
SIC

Todos os anos, 800 mil pessoas recorrem aos serviços de saúde devido a agressões. Oitenta e cinco por cento das vítimas são mulheres, que raramente denunciam os maus tratos à polícia. O recurso aos serviços médicos na sequência de agressões representa seis por cento das consultas frequentadas por mulheres. Um encargo para o Estado que ronda os 360 milhões de euros. Para tentar inverter esta realidade, a Assembleia da República vai votar, até ao final do ano, o agravamento das penas aplicáveis aos agressores.
  • Lamentávelmente, a dignidade humana precisa de repressão, porque não assimilamos educação.
  • Recomendamos vivamente, que vejam uma grande reportagem, no jornal da noite de hoje na SIC, sobre maus tratos a crianças.

O nosso muito obrigado, e um excelente fim de semana a todos.

18 maio, 2006

ainda e sempre as mesmas vítimas

Criança encontrada morta em Caneças


Júnior Veiga, de oito anos, foi visto pela última vez quarta-feira ao final da tarde

SIC online

Uma criança foi encontrada morta esta quinta-feira num descampado a menos de dez quilómetros de casa, em Caneças, Odivelas. O menino, de oito anos, foi visto pela última vez quarta-feira ao final da tarde. A família apresentou queixa à GNR horas depois.

O corpo de Júnior Veiga foi encontrado num eucaliptal, perto de Caneças, cerca das 11h30, por um homem que vive perto do local. A Polícia Judiciária suspeita que a criança terá sido levada para o eucaliptal já depois de ter sido assassinada noutro local.

A mãe deu conta do desaparecimento do filho quarta-feira quando chegou a casa, depois de mais um dia de trabalho.

As funcionárias da Escola Básica de Casal de Cambra confirmam que o menino esteve na porta da escola por volta das 14h30, que recebeu as chaves das mãos do irmão e que, depois, disse que ia para casa. Ainda voltou a ser visto por um vizinho uma hora mais tarde, a quem perguntou onde ficava o parque central. A mesma pergunta terá feito Júnior Veiga ao proprietário de um café, já depois das 18h30.

Logo na quarta-feira, a mãe de Júnior esteve no posto da GNR três vezes para apresentar queixa.

A versão da GNR é diferente. As autoridades garantem que a primeira participação do desaparecimento da criança só aconteceu às 21h40 e que faltava uma fotografia, mas que cerca das 23h00 todos os postos limítrofes tinham já conhecimento do desaparecimento da criança.
  • Os criminosos vão variando, as vítimas são as mesmas de sempre, crianças.
  • Sem mais comentários

O nosso muito obrigado.

17 maio, 2006

maldades e confidências

fotografia chuvamiuda
Olá rapaz estás na mesma!
E tu, rapariga não mudaste nada! (disse eu mentido entusiasmado)
Afinal de contas, o que custa manter a ilusão de alguém, que outrora fora uma loira de fazer perder o tino a adolescentes como ela.
Mas claro, um par de filhos e uma vida rotineira retirara-lhe o brilho de outrora, as formas bem torneadas viraram linhas quase rectas, à mistura com arredondamentos bem preenchidos.
O olhar apesar das rugas nos contornos ainda era vivo, ou talvez se reacendesse por lhe virem à memória as suas conquistas de outros tempos, os encontros afogueados às escondidas.
Falou-me das coisas da vida, dos desencantos do quotidiano rotineiro, eu ouvia atentamente disfarçando a minha pressa em ter de ir, quem gostaria de ouvir estas histórias era aqueles a quem rejeitava de forma maldosa em tempos que já lá vão.
Até eu me surpreendo às vezes, com a minha maldade interior, parece que até a minha pressa se ia esbatendo, à medida que aquela rainha agora sem trono, me ia contando como se desmoronara o seu reino, eu ia abanando a cabeça em sinal de compreensão, tentando ser o mais convincente possível.
Sim, pois, claro, dizia-lhe eu, ela não parava de falar, trazia a vontade a transbordar de desilusão, o choque de ter de acordar para a realidade, deixou-lhe marcas para as quais não há plástica que as remova ou disfarce.
Pois gostaria de ficar aqui a escutar-te a tarde toda, disse eu, mas tenho mesmo de ir, na verdade não tinha era mais capacidade para me manter mais tempo, nesta minha atitude de mentiroso complacente.
Despedimo-nos, com as tretas do costume, nada que não façamos milhares de vezes, a nossa existência, é um rosário de mentiras e ilusões, com algumas verdades à mistura.

16 maio, 2006

olhando pelo outro lado

fotografia chuvamiuda
Há três graus de erros: o erro simples; o erro premeditado e a lembrança da vítimas.
O nosso muito obrigado.

15 maio, 2006

facilitar impunemente

Crime no Barreiro


Suspeito de morte de criança em prisão preventiva
O presumível homicida de uma menina de 12 anos na Quinta da Lomba, no Barreiro, vai aguardar julgamento em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional do Montijo, soube a agência Lusa junto de fonte judiciária. O arguido, de 36 anos, que neste sábado foi ouvido no tribunal de turno da Moita, é um operário da construção civil e mantinha um relacionamento de amizade com a família.
Notícia SIC online fonte Agência Lusa

A menina foi encontrada morta na casa do presumível homicida, pela PSP da Quinta da Lomba, na sequência de uma chamada telefónica para a corporação. Quando chegaram à residência do principal suspeito, os agentes policiais encontraram a criança já sem vida, com a cabeça esfacelada.
A PSP deteve o dono da casa, principal suspeito do crime, e que viria depois a ser entregue à Polícia Judiciária. O homem foi neste sábado ouvido pelo juiz de instrução criminal do Tribunal da Moita e recolheu ao Estabelecimento Prisional do Montijo.
A menina de 12 anos, filha de pais separados, tinha sido retirada à mãe por alegada negligência e estava a cargo do Instituto Ferroviário do Barreiro, instituição que acolhe menores em risco, mas mantinha contacto com os pais porque não havia sinais de maus-tratos.
O Ministro do Trabalho e Solidariedade quer uma investigação rigorosa a este caso. Por enquanto, a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco do Barreiro, Lurdes Espada, diz que "não corre nenhum processo" nesta entidade relativamente à menina encontrada morta quinta-feira à noite.
Por seu lado, o presidente do Instituto de Segurança Social, Edmundo Martinho, considerou hoje "completamente imprevisível" o homicídio de uma criança do Barreiro, apesar de reconhecer que a mãe é "muito negligente".
Segundo Edmundo Martinho, a criança estava a ter o acompanhamento adequado, tanto pelo tribunal, como pela Segurança Social, pelo que esta situação era "completamente imprevisível", até porque não havia quaisquer relatos de maus-tratos ou violência no seio familiar.
  • Nos últimos tempos, é notório o facilitismo das entidades e instituições, que têm por missão salvaguardar o bem estar e integridade física de crianças em risco, continuamos a assistir ao facilitismo impune, enquanto estas instituições e seus responsáveis não forem punidos de forma exemplar isto não acaba, a começar e a acabar no Estado.
Uma criança oriunda de uma família de risco é sempre uma criança em risco, quando próxima da família, porque como sabemos essas famílias não são sujeitas a um acompanhamento rigoroso, para avaliar e corrigir as disfunções das mesmas, por isso brincar ao jogo do talvez, e do "completamente imprevisível" dá no que deu, como sempre tem acontecido, não percebemos o que é "completamente imprevisível" porque também desconhecemos o que é para estes senhores o completamente previsível.
O nosso muito obrigado e excelente semana a todos.

13 maio, 2006

"assolhar" a preguiça

Isto por aqui reina uma preguiça dos diabos, que nem vos dizemos nem vos contamos, até o simples acto de carregar nas teclas é um martírio, pensar que é bom, então está quieto.
Mas a culpa em abono da verdade nem é nossa, é aquele sol que brilha lá fora, que não pára de nos seduzir, com constantes piscadelas de olho, do tipo andem lá que se faz tarde, não deixem para logo o que podem fazer agora.
Na nossa opinião isto não se faz, se a carne é fraca então a mente não se fala, estamos mesmo a ver que temos de lhe fazer a vontade, saltar a cerca e ir laurear o queijo, pois já se está mesmo a ver, não tarda vamos estender o mapa das vontades e traçar a rota, e depois seja lá o que for será sempre bom.
Pronto está bem, já que tem de ser vamos lá então fazer esse sacrifício, vocês sabem bem que nós gostamos de nos dedicar às boas causas, então esta em nosso entender merece-nos toda a dedicação, pelo que vamos dar o nosso melhor podem ter a certeza, depois talvez a gente conte, logo se vê.
Desejamos a todos um excelente fim-de-semana.

12 maio, 2006

talvez.....

fotografias chuvamiuda

abrir os olhos e olhar pela abertura do espírito

Hoje convidamos a uma vista mais demorada a APENAS IMAGENS.

O nosso muito obrigado.



11 maio, 2006

algures entre o dia e a noite

Corpo franzino, olhar meigo, rosto arredondado, olhos castanhos enormes do tamanho da vontade, oferece um sorriso rasgado, a quem lhe oferece um olhar.
Calção coçado, sapatilhas cor de terra, a combinar com a t-shirt desbotada, é no entanto dono de umas quantas ruas e bancos de jardim, bem como de alguns calhaus na primeira fila da praia.
Gere de forma tão dedicada o seu património, que me parece que a maior parte dos dias a propósito, se esquece de ir a casa, não é menos verdade quem em casa também ninguém se lembra que ele não vai.
Se tem medo, sim ás vezes tem medo, mas não quer que alguém perceba, o seu sorriso atrevido é um bom esconderijo, tem já os amigos de longa data, que já sabem quais as perguntas que não gosta que lhe façam, que lhe amortecem a fome quando ela aperta, à noite pára perto dos bares movimentados, assim tem companhia até tarde e distribui sorrisos, recebe olhares e algumas moedas, até que o cansaço o vence e se encosta a dormir num dos seu lugares favoritos.
Da escola não gosta, talvez porque não ensinam aquilo que ele gosta de aprender e trocar, os afectos, sim se ensinassem isso, ele até era capaz de gostar de aprender a ler e a fazer contas, não quer dizer porquê, mas sente-se mais seguro na rua que em casa.
O nosso muito obrigado.

10 maio, 2006

pausa

fotografia chumamiuda
Deixem-me ainda que ingénuamente acreditar na utopia, agora que tenho tempo.
Depois podem fazer ruído, recuperei algum equilibrio, é só um instante já vou abrir.

09 maio, 2006

a humanidade está a enlouquecer


Crianças fazem sexo por favores na Libéria, alerta ONG

Excerto da notícia do link, plublicada pela Globo online:
  • "A organização Save the Children, da Grã-Bretanha, afirmou que um número alarmante de meninas, a partir de 8 anos, estão fazendo sexo com homens mais velhos em troca de dinheiro, comida ou favores como passear de carro e assistir a filmes. Segundo a entidade, policiais, professores e até profissionais de ajuda humanitária e das Nações Unidas estão abusando das crianças."
É de facto necessário um grande esforço mental, para poder fazer o encaixe de situações como esta, aqui tudo é posto em causa, que sociedade é esta de que fazemos parte, como se pode perceber que alguém que supostamente, tem a missão de proteger e ajudar, vira agressor no mais elevado grau de sadismo.
Perante situações como esta a raiva cresce, a vontade de fazer justiça depressa e bem, eleminando pura e simplesmente, vem ao de cima, sem qualquer espécie de rodeios a sociedade não precisa de elementos destes, eliminá-los, abatê-los sem mais, livrava-nos de um grande e pesado fardo.
O nosso muito obrigado.

08 maio, 2006

Timor


foto JN online
Aldeias das montanhas de Timor voltaram a acolher os habitantes de Díli,
que receiam novos confrontos na capital timorense
Faz-se silêncio na capital do rumor

Deixamos aqui alguns excertos do artigo do link, publicado pelo Jornal Notícias, afirmações de timorenses:
  • As palavras de Manalu pareciam premonitórias. "Havia mais unidade antes da independência. Perdemos depois unidade porque não nos sabemos valorizar uns aos outros". Maria de Lurdes diz poucas coisas azedas. Fala mais com os sonhos. E com a mágoa.
  • Estamos nas montanhas de Dare, a 20 quilómetros de Díli, em fins de Fevereiro último, nos restos da última visita de Jorge Sampaio enquanto chefe de Estado. Por todo o território se cantam os hinos de Timor-Leste e de Portugal. Como se fosse uma despedida de um país adolescente que vai entrar na maioridade. Maria de Lurdes acabava de acomodar o estômago de 48 almas, crianças, tuberculosos e pobres, homens e mulheres, que encontram refúgio no regaço das casas-abrigo que vai construindo por toda a nação para ajudar "o povinho". O mesmo povo que a voltou a procurar em massa após os confrontos violentos da sexta-feira de 29 de Abril, envolvendo os militares expulsos e que, oficialmente, causaram cinco mortos e 35 feridos.
  • As palavras dela, insiste-se, são como punhais certeiros do porvir. "Lutámos 24 anos pela independência. Unidos. Cada qual com a sua função. Mas depois veio a independência e ficámos descansados, por causa do cansaço da luta. A presença de muita gente de fora deixou-nos adormecidos".
Em nossa opinião, da liberdade poder-se-á dizer, que quem a tem raramente sabe cuidar dela.
O nosso muito obrigado e boa semana.





07 maio, 2006

Mãe

fotografia chuvamiuda
Fonte que brota a vida amando.
O nosso muito obrigado.

06 maio, 2006

um artista

fotogarafias chuvamiuda
Um feliz fim-de-semana a todos.

O nosso muito obrigado.

05 maio, 2006

pode haver quem duvide, mas...

fotografia chuvamiuda

Pode-se alcançar tudo o que realmente se quer, mas não se consegue ter tudo aquilo que se deseja.

O nosso muito obrigado.

04 maio, 2006

o meu pião é uma playstation


Ora nem mais, o pião dos nossos meninos é desde à algum tempo uma playstation, apesar da nossa burrice não somos contra o desenvolvimento, nada disso, no entanto gostaríamos de dizer que hoje em dia, a maioria dos pais e mães queixam-se da dificuldade de comunicar com os filhos, e até dos seus filhos comunicarem pouco com outras crianças.
Dizendo ainda mais, que não sabem o que hão-de fazer, que tudo fazem para que nada falte aos filhos, e que eles os filhos nunca estão satisfeitos, pode parecer exagerado mas não o entendemos assim, muito dos brinquedos que hoje se oferecem às crianças, são convidativos aos seu isolamento, muitos deles permitem-lhe até desenvolver nas suas personalidades, posturas de dominadores, e de pequenos seres poderosos, claro está que o passo seguinte é testar essas sensações no quotidiano, e quem está mesmo à mão para o efeito, os pais claro está, e vai daí passar a ideia à prática é um instantinho, é verdade que estes brinquedos desenvolvem as capacidades dos miúdos, e a prova está à vista.
Os pais hoje em dia vivem num estado de ansiedade permanente, estão sempre com a sensação de que estão a falhar, quer em tempo dedicado aos filhos, quer nos afectos, por isso para os compensar, pensa eles, mas pensam mal, vai de comprar tudo e mais alguma coisa que os meninos querem, pior a emenda que o soneto.
Hoje fala-se tanto dos efeitos do neo-liberalismo, que provoca a exploração escravização pelo trabalho, não será que o embrião desse neo-liberalismo não está mesmo dentro das nossas casas.
A playstation nasceu num país chamado desenvolvido, o Japão, por lá são inteligentes e capazes pois são, não há dúvida, ou haverá?
No Japão as pessoas quase não têm vida própria, o seu dia a dia é alucinante, cargas intensivas de horários de trabalho, inventaram hotéis onde os quartos são gavetões com ar condicionado e música ambiente, dormem vestidos dentro dos mesmos, deixam os sapatos na recepção, dormem 3 ou 4 horas para recomeçar a trabalhar de novo, não se atrevem a tirar mais que uma semana de férias por ano, com receio de quando voltarem o seu posto de trabalho já estar ocupado, pois desenvolvimento já nos estávamos a esquecer.
Que tal investir um bocadito mais no pião, até é mais barato, ou em último caso pode ser feito pelos próprios, ajuda a desenvolver aptidões, e os pais podem colaborar.

O nosso muito obrigado.

03 maio, 2006

consequências da invasão de um qualquer país por uma potência estrangeira, quem sabe?


Abuso sexual aumenta 30 por cento, sobre crianças e adolescentes
Lisboa: número de detidos por abuso sexual cresceu 65%
Abusos sexuais: o segredo mais bem guardado pelas crianças
Suspeitos de abusarem sexualmente de menor
Número de detidos por crimes sexuais está a aumentar

Um número interminável de links poderia aqui ser exibido sobre este assunto, no entanto não o julgamos necessário, dos cravos nada se reflecte aqui, da luta de classes nada se aplica por aqui, deve ser porque não há classe para classificar estas vítimas, as de sempre, crianças, ainda longe da idade da aposentação, muitas delas nem sequer chegam à idade da laboração, quanto mais aposentação.
Longe de incomodar o sofrimento dos Juízes e Magistrados do Ministério Público, pela sua perda de regalias e férias principescas, que processam o Estado por isso, claro está que só para quem for ingénuo é que não percebe que é o contribuinte que está a ser processado, e que irá pagar a indemnizações se for caso disso.
A polícia é apanhada num escândalo de tráfico de armas, vai de fazer uma rusga com 600 efectivos, para limpar a face, não que discordemos do combate à criminalidade seja ela qual for, apenas lamentamos que ela só seja feita para tentar limpar a face e não por procedimento habitual.
Casa Pia está em desuso

Não ficamos admirados por a Casa Pia estar em desuso, pura e simplesmente porque não há investimento nesta área, tão simplesmente porque os interessados não elegem, nem podem efectuar rusgas, sequer à consciência do cidadão comum, muito menos aos eleitos do mesmo cidadão e organismos judiciais e policiais.
Delinquência juvenil aumenta

É de facto ninguém tem culpa nenhuma, a não ser os jovens e crianças que tão bons cuidados recebem desde que nascem, já se está a ver, só que depois viram uns ingratos e fazem destas coisas, não é?

O nosso muito obrigado e desculpem qualquer coisinha.

02 maio, 2006

provocações à solta

De seu nome CUCA, gentilmente enviada por Joana
  • Da masculinidade bacoca, onde para se ser macho se tem de ser rude, estúpido e desagradável, onde esconder qualquer sinal de sensibilidade, é ser macho na sua plenitude.
  • Do feminismo exacerbado, onde ser fêmea é manter os machos à distância, desprezar qualquer gesto mais simpático, dos ditos, cultivar a penugem e ser desagradável quanto baste.
  • Dos superdotados(as) detentores(as) de conhecimentos insondáveis inacessíveis, aos comuns mortais, da utilização de termos imagens e expressões, que nem eles(as) mesmo entendem.
  • Dos lobbies da alta mediocridade por excelência, não esquecendo o seu séquito de seguidores quais abelhinhas amestradas, os veneram sem os questionarem, mas pior ainda, sem sequer os entenderem.
  • Até que nem seria mau a auto-flagelação em público, para podermos assistir à sua purificação, quem sabe mais tarde a beatificação, resta-lhes no entanto uma saída mais nobre, a implosão.
O nosso muito obrigado.

01 maio, 2006

porque achamos necessário


Porque somos ao nosso jeito marginais, gostamos de viver arredados do politicamente correcto, achamos necessário chocar e despertar consciências, o silêncio de uns e as opiniões de outros, demonstra que ninguém fica indiferente, apenas cada um reage à sua maneira, e de acordo com o seu pensamento.
Desejamos a todos um bom feriado e uma óptima semana.