17 maio, 2006

maldades e confidências

fotografia chuvamiuda
Olá rapaz estás na mesma!
E tu, rapariga não mudaste nada! (disse eu mentido entusiasmado)
Afinal de contas, o que custa manter a ilusão de alguém, que outrora fora uma loira de fazer perder o tino a adolescentes como ela.
Mas claro, um par de filhos e uma vida rotineira retirara-lhe o brilho de outrora, as formas bem torneadas viraram linhas quase rectas, à mistura com arredondamentos bem preenchidos.
O olhar apesar das rugas nos contornos ainda era vivo, ou talvez se reacendesse por lhe virem à memória as suas conquistas de outros tempos, os encontros afogueados às escondidas.
Falou-me das coisas da vida, dos desencantos do quotidiano rotineiro, eu ouvia atentamente disfarçando a minha pressa em ter de ir, quem gostaria de ouvir estas histórias era aqueles a quem rejeitava de forma maldosa em tempos que já lá vão.
Até eu me surpreendo às vezes, com a minha maldade interior, parece que até a minha pressa se ia esbatendo, à medida que aquela rainha agora sem trono, me ia contando como se desmoronara o seu reino, eu ia abanando a cabeça em sinal de compreensão, tentando ser o mais convincente possível.
Sim, pois, claro, dizia-lhe eu, ela não parava de falar, trazia a vontade a transbordar de desilusão, o choque de ter de acordar para a realidade, deixou-lhe marcas para as quais não há plástica que as remova ou disfarce.
Pois gostaria de ficar aqui a escutar-te a tarde toda, disse eu, mas tenho mesmo de ir, na verdade não tinha era mais capacidade para me manter mais tempo, nesta minha atitude de mentiroso complacente.
Despedimo-nos, com as tretas do costume, nada que não façamos milhares de vezes, a nossa existência, é um rosário de mentiras e ilusões, com algumas verdades à mistura.

14 comentários:

Ana disse...

Olá Chuvamiuda,
Hoje vieste mais tarde, tiveste um encontro.
Sobre o que escreves, pinceladas desse encontro, sentimentos que te perpassaram, só me apetece contestar uma coisita...
Posso? - Dizes: "a nossa existência, é um rosário de mentiras e ilusões, com algumas verdades à mistura".
Não será antes: "a nossa existência, é um rosário de verdades e ilusões, com algumas meias verdades/mentiras e mais umas quantas desilusões à mistura"?
O que chamas de mentiroso complacente, na minha melhor expressão, é uma forma de mentira piedosa. Quem não caiu nessa?
Beijinho.

alice disse...

olá chuvinha ;)

como estás?

tenho sentido a tua falta

beijinhos,

alice

segurademim disse...

... conheço estes diálogos! fizeste-me lembrar porque deixei de ir ao almoço anual de antigos alunos !
há pessoas que têm imensa dificuldade em aceitar o passar do tempo...

confrangedor

beijo

Ana disse...

ah, e... noite serena.

LM disse...

Nem tanto,Chuva!
Beijinho

inBluesY disse...

vivemos tempos estranhos.

sofia. disse...

às vezes custa...

Rosmaninho disse...

Que confidências, Companheiros!

Maldades!? Mentiroso!?

A loira, agora rainha destronada, já não faz perder o tino a "jovens" como ela e a quem rejeitava em tempos passados...;)

Conseguiram parar, observá-la e escutá-la...Que grande capacidade a vossa!

~*Um beijo*~

Unknown disse...

Curiosa foto. Boa-noite!

Isabel Filipe disse...

... temos de saber ter a arte de aceitar o passar dos anos ....

gostei do texto.

Beijo

Wisper disse...

eis uma situação que é frequente acontecer...

beijinhos

Caiê disse...

Oh burrito, isso é "o pão nosso de cada dia"! Já dizia o meu avozinho que a parte mais satisfatória de encontrar uma ex namorada é perceber que fomos muito ajuizados em não ficar com ela, porque, quando a vemos, até nos assustamos com aquilo em que ela se tornou! ;)

Ouvinte disse...

A quantas não aconteceu o mesmo, parece que estou a reviver os meus tempos de juventude de liceu onde as meninas mais bonitas e torneadas nem sequer olhavam para mim.

Hoje tenho 28 anos elas o mesmo ou um pouco mais, como sou homem é obvio que não tive de aguentar uma gravidez, nem no meu corpo nem provocada em alguem.

Eu estou quase na mesma, continuo feio mas ainda há quem me dê pouco mais de 21, elas muitas delas casadas e mães, homens feios e que as maltratam ... muitos destes os deuses de outrora que as meninas idolatravam ...

Como a vida muda ... acontece.

;)

aos meus olhos disse...

Olá, cheguei aqui por acaso, mas se me é permitido dizer qqer coisita... aqui vai: Pois é, os homens pensam que estão sempre engatatões, mas é só aos olhos deles, pq o tempo passa por todos. Passei por uma situação identica há pouco, e garanto, que, para além de eu já não ser aquela miuda que dava nas vistas, não me digo rainha sem trono, era na altura princesa deslumbrante, actualmente rainha no seu devido lugar é tudo uma questão de auto-estima.
Gostei do blog, provavelmente voltarei...
ana