20 março, 2006

Caminhos e destinos

Ia apressado, parecia-me caminhar com um ar decidido, saudei-o ele acenou mas continuou o seu caminho, perguntei-lhe à pressa onde ia com tamanha certeza, apressadamente respondeu-me, que a única certeza que tinha, era que sentia a necessidade de ir a algum lado.
Ainda fiquei um pouco a olhar par ver qual a direcção que tomava, pareceu-me hesitar a dado momento, mas dobrou a esquina e desapareceu. Fiquei a reflectir um pouco, sobre o que o levaria a caminhar tão decidido, se não tinha a certeza de para onde ia. Olhei à minha volta, dei conta que muitos e ainda mais outros tantos, caminhavam tão apressados como ele, com as mesmas expressões no rosto. Interroguei-me sobre se também eles não tinham certezas, se também eles sentiam apenas a necessidade de ir a algum lado.
Olhei-me através do espelho da vitrina, sobrepunha-se às imagens de silhuetas que apareciam e desapreciam apressadamente, um rosto, uma figura, era eu, fiquei perplexo, o meu rosto estava a adquirir também a mesma expressão, de todos os outros que me rodeavam, que se movimentavam, num vai e vem frenético.
Fiquei preocupado, não gostei nada do que estava a ver, não queria caminhar apressado e sem rumo, não queria ser mais uma daquelas expressões vagas, perdido na ilusão de um qualquer destino. Traçar o meu próprio destino, sempre foi um objectivo que me moveu, não abdicarei dele, tomei então a decisão, abracei a minha tarefa, seria ainda mais criativo, mais voluntarioso, mais decidido, no meu caminho colocaria sinais de presente, de activo, de solidário e também de amigo.
Não o voltei a encontrar, espero que também ele tenha encontrado o seu rumo, o seu objectivo, gostaria de o voltar a ver, para falar com ele sobre isso, para ver se caminhava mais devagar, mas mais firme, para lhe olhar o rosto e encontrar um olhar mais sereno e menos vago.
O nosso muito obrigado, desejamos a todos uma óptima semana.

11 comentários:

Ana disse...

Já deixei para trás esses dias das pressas e de caminhar sem rumo. Já não quero fugas para a frente. Os meus passos "sem rumo" de hoje, serão sempre rumo à orla do mar, à beira do rio, ao jardim mais tranquilo que me esteja por perto.
Já não caminho olhando as pedras da calçada. Olho árvores e janelas, olho rostos e expressões.
Já me cruzei com risadas, sorrisos, lágrimas, indiferenças, vazios! E cruzei-me com muitas pressas sem destino também.
Beijinho.

Rosmaninho disse...

Bom Dia Burro, Bom Dia Companheiro !

Façam favor de, sem pressas e com bom rumo, viver a Primavera, está a começar!

~*Um beijo*~

inBluesY disse...

pois grandes projectos, demasiada organização tb ja era ... beijinhos

Elipse disse...

Temos sempre metas. O que não quer dizer que elas nos realizem.
Mas... também faz parte de nós a capacidade de adaptação. O que não quer dizer que nos sintamos sempre bem.
Complicado?
Somos sempre complicados. É essa a questão.

segurademim disse...

... as rotinas, secam-nos! esvaziam-nos, fazemos o caminho sempre pelas mesmas ruas e quando voltamos noutras esquinas, atravessamos outras ruas, descobrimos que não reconhecemos aqueles ambientes e ou temos ânimo para nos entregarmos à descoberta, ou voltamos ao acomodamento...

bom fazer projectos e cumpri-los, devagar, mas com persistência

beijo, boa semana ;)

Fábula disse...

na verdade, hj em dia, andamos todos apressados, uns p/chegar a algum lado, outros c a pressa esquecem-se p/onde querem ir! ;)

Águas da Vida News disse...

Todos devem seguir seus caminhos, ha quem pega um atalho para chegar mais rapido, mas os caminhos a ser perseguido muitas vezes nos faz encontrarmos obstaculos que na verdade nada mais é que troféus para nossa prateleira da vida.
Um excelente inicio de semana .
Big Kiss

mixtu disse...

infelizmente caminhamos muitas vezes muito depressa e sem "rumo", temos que fazer o nosso caminho,,
cumprimentos

Joana disse...

Muitas vezes encontro-me assim, a caminhar apressado e sem rumo e muitas dessas vezes nem a caminhar estou. Estou parada, sentada, deitada. O pior de tudo é quando cá dentro já não encontramos um sentido, um caminho, quando já não sabemmos que rumo seguir nos nossos próprios sonhos...não será?

Beijinho grande e boa semana.

O meu próximo post no Ponto Jota...é para vocês! :)

Ana disse...

Boa noite.
Boa PRIMAVERA. Chegou há poucas horas!

ALeite disse...

Tudo, ou quase, está nas nossas mãos. É um cliché, eu sei. Mas vale pela utopia. Boa noite.