13 março, 2006

Sr. Ministo da Saúde Compete-lhe Esclarecer-nos de Facto



foto Barlavento online

Pandemia fecha tudo

Aconselhamos a leitura atenta da notícia do link apresentado, como é do senso comum todas as noticias com carácter trágico ou sensacionalista, despertam mais à atenção do comum mortal, que as boas e animadoras notícias, nem sempre é com a nobre intenção de informar, que os meios de comunicação veiculam determinadas notícias, umas vezes é apenas pelo carácter sensacionalista das mesmas tirando daí, sem qualquer escrúpulo os consequentes proveitos, outras vezes é com a intenção de servir ou justificar causas ou interesses nem sempre muito claros.
Concordamos naturalmente que o dever de informar, seja pelos meios de comunicação social, que seja pelas entidades oficiais/governativas, é da máxima importância para a sociedade e deve ser um princípio a não descuidar.
No entanto não é menos importante no nosso entender, que a colocação de notícias a circular sem o devido cuidado de análise e de bom senso, pode ser tão ou mais prejudicial que ocultar e sonegar informação, já não é a primeira vez nem será a última se for o caso, que a fome de notícia bombástica e a ambição de protagonismo por parte de alguns, nos faz chegar ao conhecimento informação, que tem todos os objectivos e mais alguns menos a nobre vontade de informar.
Não somos nem temos a pretensão de ser, grandes conhecedores da matéria em causa, somos isso sim parte interessada na mesma, não gostaríamos de modo algum de vir a descobrir que esta notícia sobre a qual estamos a tecer considerações, seja a preparação para abrir o caminho à tomada de atitudes e implementação de procedimentos discriminatórios, como o apontado no nosso post anterior, o que esperamos de todo não se vir a concretizar.
É bom sermos alertados, para agir com cuidado perante qualquer tipo de epidemia, no entanto gostaríamos de salientar que nos últimos tempos temos vivido em permanentes sobressaltos, com o aparecimento de várias doenças que se desenvolvem através dos animais, em grande parte dos que constam da nossa cadeia alimentar, seja pelos convenientes alertas das entidades oficiais ou pelas medidas tomadas por quem de direito, as situações têm sido ultrapassadas de forma satisfatória, o que não seria conveniente era que através de alarmes/informação pouco cuidada, ou ainda outros interesses menos claros, viessem um dia a difundir a desconfiança sobre toda a informação que possa vir a ser difundida, ou seja que não venha a acontecer como na história do pastor, que com frequência gritava "acudam que é lobo", as pessoas corriam em seu socorro e era falso alarme, até que um dia veio mesmo lobo, ele bem gritou e já ninguém o socorreu por não acreditar e na verdade era mesmo lobo.
Aguardamos esclarecimentos sérios, porque a ser verdade o teor da notícia é de facto muito grave, a sociedade em geral e a nossa em particular atravessa uma fase de grande depressão, necessitamos urgentemente de efectuar uma grande recuperação a todos o níveis, ora esta notícia pode levar-nos a uma depressão ainda maior, pelo que é da maior importância toda a seriedade no tratamento destas questões, como é sabido nem todos reagimos da mesma forma a estas coisas, a capacidade de reacção é diferente de pessoa para pessoa, a difusão de boatos e informação pouco esclarecida ou esclarecedora, dá origem ao pânico e ao aproveitamento parte dos menos escrupulosos, da desorientação colectiva, o que esperamos de todo não vir a suceder.
O nosso muito obrigado.

19 comentários:

Elipse disse...

Ai quem me dera que a gripe das aves chegasse à escola, que era para eu não ter de aturar os alunos (nem eles a mim)

Rosmaninho disse...

Bom Dia Burro! Bom Dia Companheiro!

Não tenho dúvidas!... Ela vai chegar...E a informação ainda está muito longe de ser feita com qualidade.

Se fecha tudo ou não...é bem capaz... Precisamos de mais esclarecimentos, é grave esta gripe

Boa Segunda-Feira
~*Um beijo*~

greentea disse...

os Burros esclarecem que é para isso q servem.

Ana disse...

Chivamiuda e Burrito, a pandemia está a virar pandemónio nas cabeças dos iluminados. E a chatear as cabeças das pessoas normais, que se sentem gozadas e abusadas.
Estamos a fazer a lista dos fundamentais, fundamentalistas, pontapé nos fundilhos...
Ai, segurem-me, senão ainda digo asneiras !
Boa semana, apesar de tudo, é o que desejo.

susana disse...

Que o lobo nunca venha!!!Mas tens razão, quanto ao sensacionalismo de algumas notícias, apesar de eu ser a favor " mais vale prevenir que remediar"!!!

inBluesY disse...

bomdia
muito grande, mais logo regresso.

bjs

Fausta Paixão disse...

venho deixar-te um beijinho, burrico perspicaz...

Luís Monteiro disse...

Isso é que é coragem! Eu também tentei ler essa notícia ontem à noite, mas desisti a meio, achei-a muito grande. Fiquei-me pelo lead.
ehehehe

P.S. Malditos jornalistas!!!

Abraço

Joana disse...

Da notícia, gostava de salientar isto:

"DEZ CONSELHOS DURANTE UMA PANDEMIA

1- Reduzir o contacto com outras pessoas.

2- Usar um lenço ou uma máscara cirurgica que deve colocar sempre que tossir ou espirrar.

3- Reduzir os cumprimentos através de apertos mão e beijos.

4- Lavar as mãos frequentemente.

5- Evitar locais com forte concentração de pessoas (exemplo: estádios, centros comerciais, cinemas, etc.)

6- Prevalência do veículo particular face ao autocarro, metro ou comboio.

7- Procurar permanecer mais tempo em casa.

8- Ao sentir que ficou doente não voltar ao local de trabalho.

9- Ao sentir que ficou doente recorrer rapidamente a uma unidade de saúde.

10- O doente deve permanecer no seu quarto, na cama, e afastado dos familiares."

Acho apenas que não devemos sofrer por antecipação. Estar preparado, prevenir, estar informado (devidamente)...

E as crianças? E os animais?

Hoje deu-me para perguntas...desculpa!!!

Beijinho grande e uma boa semana para ambos!

Isabel Filipe disse...

...fui ler a notícia...a ser verdade é de facto assustador...vou pela tua ideia e espero que não passe de mais uma notícia sensacionalista...


bjs

Isabel Filipe disse...

...fui ler a notícia...a ser verdade é de facto assustador...vou pela tua ideia e espero que não passe de mais uma notícia sensacionalista...


bjs

Carlos Estroia disse...

Por enquanto esta notícia como ocorrência certa não tem validade nenhuma...
Uma epidemia como aquela que a notícia sugere só seria possivel se a gripe passa-se de homeme para homem por contacto respiratório, ... o que até ao momento não é possível´... a gripe só passa para os humanos e alguns outros mamiferos num contacto muito próximo com as aves....

Acho bem que a DGS tome medidas --ou melhor tenha planos para situações de emergência... mas dai a partir do princípio que vai ocorrer uma epidemia é um passo de gigante... estes jornalistas deviam ser responsabilizados pela grande falta de ética--- pelas notícias completamente falsas... volto a dizer que se trata de um plano de emergência da DGS...

É preciso não confundir planos de emergência com realidade...

Ex: todas as empresas tem que ter um plano de emergência de luta contra incêndios... e ainda bem que é assim mas isso não significa que vai haver incêndio

Abraços

Abraços

Carlos Estroia disse...

Mais uma da liberdade de expressão... há pessoas que pura e simplesmente deviam ser proibidas de se exprimir.... e pior é que essas pessoas são na maioria jornalistas

Abraços

Elipse disse...

Faz-me sempre muita confusão esta coisa de se abusar da liberdade de imprensa. Não que ache que se devia voltar ao controlo dos media, nada disso... aliás não sei qual deve ser a solução, se é que há solução para a tendência mercantil que enferma tudo e todas as actividades, sendo que a informação posta assim a render (porque todo o sensasionalismo vende, sejam as operações plásticas dos famosos-que-não-têm-onde-cair-mortos, sejam os alarmes que alimentam as c abeças mórbidas de muita gente)acaba por ser uma afronta ao bom senso e à estabilidade de qualquer país.
Porém, a quem é que interessa a estabilidade?
Vamos lá ver se um dia destes, no futuro, alguém irá dizer que nos salvou da gripe das aves que agora é noticiada como a maior das mortandades, mais ou menos o equivalente à segunda guerra mundial, de que o outro nos livrou.
Amén.

Miguel disse...

Com calma mas atentos...
Entretanto o que foi aquilo?

http://www.blogger.com/comment.g?blogID=20520186&postID=114224764930941129

???!!!!!!!!1

Miguel disse...

Rs..vê o teu comentario no Kamarada:

http://kombate.blogspot.com/2006/03/fazer-isto-aos-dias-matar-os-outros-e.html


e depois explica-me!
;-)

Miguel disse...

Vai onde quiseres e volta sempre que puderes!

;-)

LM disse...

Onde pára o bom jornalismo??
Até amanhã.

segurademim disse...

puxa! mas que quadro mais negro...

;)