27 janeiro, 2006

O Burro na(s) Atitude(s)

Na nossa vida todos tomamos atitudes, atitudes essas que não reflectem apenas em nós, mas em todos quantos nos rodeiam.
Ninguém toma atitudes inocentemente, por muito que às vezes o queiram fazer parecer, ninguém toma atitudes enquanto dorme, mesmo as crianças por muito inocentes que pareçam, tomam as suas atitudes para alcançar os objectivos que pretendem.
A atitude assume diversas formas, como o afecto, a vingança, a violência, a liderança e ainda a manipulação.
Sempre que tomamos alguma atitude que até nos dá prazer, sabemos muito bem qual o efeito que prentendemos que ela tenha, nem sempre tomamos uma atitude pelo melhor motivo, o nosso egoísmo leva-nos a tomar atitudes, que sabemos ter efeitos extremamente nocivos para os outros, mesmo até para com aqueles de quem mais gostamos.
Não se trata de tomar aqui uma posição de impluto, mas sim ainda que possa parecer um falso moralismo, reflectir e fazer refectir sobre um exercício diário, a atitude, ainda que uma palavra pequena, pode produzir grandes danos ou benefícios a terceiros, ou a nós próprios de igual modo.
Certamenta que iremos continuar a nem sempre ter a melhor atitude, mas se conseguirmos ponderá-las antes de as tomar, pode ser que comecem a sair-nos melhores e mais justas.
Muitas vezes o que dizemos, escrevemos e sentimos, não corresponde às atitudes que tomamos, o inverso também não é menos verdade.
O meu companheiro e eu tomámos esta atitude, por acharmos que também nós podemos ter melhores atitudes, se nos quiserem acompanhar, façam o favor.
O nosso muito obrigado

9 comentários:

Anónimo disse...

Pior do que tomarmos uma atitude sem pensar, sem medirmos as consequências é não tomarmos uma atitude.
Eu pequei já pequei por ambas as formas...Já tomei atitudes sem pensar...e também já me acomodei, não tomando nenhuma atitude.
HOJE, presente, sim, presente, não foi à toa dado o nome ao tempo verbal "Presente". Presente porque é um presente estar aqui...HOJE.E como dizia HOJE, dei um chega para lá à "sedetarização"...Tomo atitudes...Depois de períodos de reflexão...
Mais uma vez, foram pertinentes...

Mónica disse...

o que é "sedetarização"?

antónio paiva disse...

......semcantigas, erros por distracção ou por qualquer outra razão, não são relevantes, para a intenção dos comentários, naturalmente que percebeu que se pretendia escrever "sedentarização"......

Mónica disse...

ah! advogamos?

antónio paiva disse...

.....semcantigas,em primeiro lugar, quero agradecer-lhe sinceramente as sua visitas, em segundo lugar quero esclarecer que nem advogo nem canto, em terceiro lugar e o mais importante, os seus comentários deixam-me preocupado, porque lhe despertam mais interesse os erros nos comentários que as visitas aqui deixam, do que aquilo que escrevo, o que para mim não é nada animador......
Obrigado e volte sempre!

Mónica disse...

és burro e basta!
(com sentido de humor?)

Mónica disse...

a chamada de atenção é para ver se percebendo a palavra percebia o comentário... burra né?
os teus textos têm um quê filosofico e moralista, assim pró grego..

antónio paiva disse...

......semcantigas, além de burro e grego, sou arcaico, com sentido de humor em decadência, moralista é a Balbina, quando se encontra com o compadre Vesgo no palheiro, é o ultimo foguete que deito nesta festa que já vai longa, e a situação económica, recomenda contenção.....

obrigado pelas vistas

antónio paiva disse...

.....por motivo de força maior, tive de faltar ao prometido.....

vistas=visitas