08 março, 2006

O Acordar de um Gigante Adormecido

PT e trabalhadores em sintonia contra OPA.

A minha abordagem a este assunto, é fundamentada em algum conhecimento de causa, não o farei sem antes o fundamentar conforme as minhas capacidades.
A PT, foi o meu primeiro passo no mundo laboral propriamente dito, podem crer que não tomo esta posição movido por qualquer espécie de revanchismo, muito antes pelo contrário, gostei muito de lá ter estado, aprendi muito do que hoje sei a respeito do que se deve e não deve fazer, quando abraçamos uma tarefa profissional, seja qual for a área da mesma.
A PT é e sempre foi um gigante, a maior parte dos gigantes têm um problema, adormecem com facilidade à sua própria sombra, a sua abrangência a vários níveis leva-os a isso mesmo, o domínio deste gigante no seu meio, levou-o ao longo dos anos a tomar atitudes sonolentas, em relação à sua evolução e à dedicação a um dos maiores patrimónios de qualquer empresa, ou seja os clientes, não há empresa se não houver clientes, podem dizer-me que também não há empresa sem colaboradores, é verdade, mas a existência destes depende dos primeiros.
A PT sempre teve excelentes centros de formação para os seus quadros, fossem eles de que nível fossem, sempre fez estudos de elevada qualidade em telecomunicações no CET, Centro de Estudos de Telecomunicações, situado em Aveiro.
Ainda me lembro quando apareceram os primeiros empreiteiros, a executar as tarefas mais duras na PT, porque por força da luta sindical as categorias profissionais que as executavam, se recusavam a fazê-las, diziam na altura os funcionários da PT, que os ditos empreiteiros nunca passariam daí, porque não tinham mão de obra especializada para outras tarefas mais nobres, como se o acesso à formação em qualquer área, fosse eternamente um paraíso com acesso só para alguns, quando eu na altura lhes chamava à atenção para a sua forma errada de pensar, na minha opinião, muitos se enfureciam e às vezes eram pouco amistosos, a dada altura eu por entender que não queria ali continuar decidi a minha saída, hoje lá estão os ditos empreiteiros a fornecer todo e qualquer tipo de serviço.
Francisco Gonçalves, referenciado no artigo indicado no link, pessoa que eu conheci pessoalmente, é à décadas dirigente sindical não sei até se em alguma altura terá feito outra coisa na PT, recordo de como se gabava de dar murros na mesa das negociações em tempos em que as coisas funcionavam desse modo, hoje a factura está a ser cobrada o preço de cada um desses murros é bem elevado, hoje ironia do destino está de braço dado com a administração, a vida prega destas partidas.
A PT tem evoluído muito nos últimos anos, é verdade, mas o facto de ser considerada uma empresa estratégica para o país e, ter tido sempre o chapéu do estado em muitas situações de proteccionismo, tem levado esta empresa e os seus administradores e, demais colaboradores a dormitar à sombra da chamada golden share.
Como para qualquer Golias, aparece sempre um David, neste caso para o Golias PT, apareceu o David SONAE, acordou tudo sobressaltado e na minha opinião tarde demais, pois na PT já nada voltará a ser como antes, Miguel Horta e Costa, primeira figura da PT, reparte-se agora em diversas acções no sentido de travar o sopro que os fez acordar a todos, agora vale tudo com ou sem fundamento, vem agora prometer aos accionistas para daqui a três anos, altos dividendos provenientes dos investimentos a realizar até 2008.
Belmiro de Azevedo, já lhe respondeu e na minha opinião bem, é fácil prometer coisas para daqui a três anos, quando se sabe que não se estará lá nessa atura, não tenho dados seguros nem sou dotado de capacidades para saber se o caminho da SONAE é o melhor, mas uma coisa sei quando temos tendência para dormir à sombra de privilégios, corremos o risco de acordar descalços.
O nosso muito obrigado.

2 comentários:

Joana disse...

Para não dizer apenas CONCORDO, vou escrever mais meia dúzia de coisas...
A meu ver na PT tudo funciona mal (constatação de mera utilizadora), a empresa PT não sabe gerir os meios e trunfos que tem. Não é capaz de fazer omoletes com os milhares de ovos que as suas galinhas de ouro continuam a pôr!!!

Admiro muito o Belmiro de Azevedo, porque acima de tudo tem mostrado ser muito Inteligente. Aprende com os erros (ao contrário de muitos outros) e é capaz de construir, faz omoletes mesmo quando não tem ovos!!! :)

Por isso gostei de ver esta iniciativa e oxalá se possa concretizar, por causa disto: "quando temos tendência para dormir à sombra de privilégios, corremos o risco de acordar descalços."

Bem...simples opinião de uma humilde espectadora atenta!!!

Beijinhos (apeteceu-me estender no comentário!)

Ana disse...

...dormir à sombra dos privilégios, corremos o risco de "acordar descalços" dizes tu, Chuvamiuda, que és uma pessoa bem educada.
Se tivesses um desvario de linguagem, como eu tenho por vezes, dirias (F... - não), dirias "lixados e mal pagos".